terça-feira, 5 de junho de 2012

Porque as veias são azuis se o sangue é vermelho?


Provavelmente você já se fez essa pergunta e criou milhares de respostas, para entender o porquê das veias terem um tom azulado ou esverdeado, sendo que o nosso sangue é vermelho.

O sangue é vermelho devido a hemoglobina e as nossas veias são transparentes, o ideal era que as veias parecessem vermelhas, mas não é isso o que os nossos olhos veem.

Quando a luz atravessa nossa pele, a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida, e apenas a azul é rebatida. 

Segundo uma crença bem antiga, costumava-se dizer que a nobreza tem sangue azul, e isso faz sentido. Descendentes de uma raça com a pele muito branca, as veias pareciam mais azuis do que qualquer outra pessoa.

O processo funciona assim: quanto mais oxigenado for o sangue, a coloração vermelha é mais vibrante. E se o sangue acabou de vir dos pulmões, onde é “recarregado” de oxigênio, ele será mais vivo e brilhante.

No final do trajeto, já nos capilares, pequenos vasos que irrigam o oxigênio nos órgãos (seus lábios, por exemplo, são vermelhos devido aos capilares), para então voltar ao coração.

 No caminho de volta ao coração, ele passa pelas veias, já sem tanto oxigênio, e aí já é um vermelho escuro, quase roxo. Chegando ao pulmão, o sangue recebe a nossa “recarga’ de oxigênio, e começa tudo de novo!

Nenhum comentário: