terça-feira, 27 de novembro de 2012

Anatel prepara sistema para combater uso de celulares piratas no Brasil



A medida vem sendo realizada em fase de teste. Em 2013, as empresas devem colocar em funcionamento um sistema de monitoramento desses terminais e aqueles aparelhos novos que não tiverem certificação do órgão regulador não serão mais habilitados para operação na rede. O grande problema é a ativação dos chips prejudicaria diversos usuários com celulares importados.

O novo sistema de ativação de chips já está sendo testado pelas operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo e impede que aparelhos falsificados e não homologados funcionem no Brasil. O usuário não poderá acessar seus dados e serviços de voz utilizando esse tipo de aparelho.

No início, a medida funcionará apenas para novas habilitações e a expectativa é de que os celulares sem homologação que já estejam em funcionamento passem por um processo natural de substituição.

O problema é que a medida pode afetar também aparelhos originais, comprados no exterior. Em teoria, isso afetaria quem fosse para o exterior e adquirisse um aparelho novo, recém lançado e ainda não homologado pela Anatel, fazendo que o eletrônico só começasse a funcionar após homologação.

Nenhum comentário: