segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

HB20 da Hyundai



Com o lançamento do HB20, pela primeira vez em 30 anos, temos uma novidade no mercado automobilístico brasileiro, capaz de chacoalhar toda uma categoria. Até um pouco antes, todos os seus concorrentes ganharam novas versões, equipamentos de série, e suas respectivas montadoras correram para melhorar seus produtos. Algumas até reduziram o preço de seus carros. Nunca, na história automobilística brasileira, um lançamento fez tanto estardalhaço quanto a Hyundai e seu HB20.



A Fiat até já tinha tentado fazer o mesmo, quando lançou o Uno nos anos 80, ou até mesmo o Palio nos anos 90. Mas não foi nem a metade do que o HB20 provocou. A grande diferença é que, segundo o próprio designer responsável por desenhar o HB20, ele não veio para competir, e sim, para dominar o mercado. Este é o pensamento de um time que quer vencer, e não, terminar o campeonato bem posicionado.

Com essa intenção, veio para se tornar uma nova referência no mercado de “populares”, e conseguiu. Só que ele está causando uma reação preocupante. Há um conflito de categorias na cabeça dos brasileiros. Muitas pessoas, acostumadas com tanta simplicidade dos carros “nacionais”, estão cegamente encantadas com o HB20 e acham que ele pertence a um seguimento superior aos concorrentes. Alguns acham barato pagar quase 50 mil num. Talvez, a maior prova disso seja os mais de 3.400 HB20 financiados, só na primeira quinzena de novembro.

Até há pouco tempo, o Gol 1.6 básico não possuía nem conta-giros. Era preciso escolher um dos caríssimos pacotes Trend, ou iTrend, para que o Gol pudesse ter o item. O Fiesta sempre teve um dos melhores acabamentos da categoria, mas é um carro duro, pesado e sem fôlego. Agora a Ford corre atrás de um substituto que atenda as exigências atuais. O Palio sempre foi o mais frágil. A Fiat tentou inovar com motores que não pegaram, aliás, pegaram, mas pegaram fogo. O Corsa era caro demais e carecia de esportividade, tecnologia e inovação. Era um dos carros mais sem graça do mercado. Foi preciso a Hyundai lançar o HB20, para as “quatro grandes” levarem o consumidor brasileiro a sério.

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